
sexta-feira, 27 de junho de 2014
"Aves de Castro Verde"
Inauguramos esta tarde, às 18.30 horas, a exposição "Aves de Castro Verde", um conjunto de 20 fotos de Dinis Cortes de alguns dos pássaros mais representativos da avifauna do nosso concelho. Um trabalho extraordinário que vale a pena ser visto.

quarta-feira, 25 de junho de 2014
Oficina de caldeireiro
A recolha de imagens, textos, espólio e elementos do nosso património é um dos objectivos deste Museu. Associado a isto, não podemos deixar de promover os segredos do saber fazer com as mãos, em particular de gestos e ofícios que vão desaparecendo, mas cuja essência e memória são fundamentais para mantermos viva a especificidade da nossa comunidade. A profissão de caldeireiro cabe aqui. São poucos aqueles que dominam o trabalho do cobre, do latão, "do arame", numa época em que adquirimos tudo feito. No âmbito do III aniversário do Museu, vamos dar lugar à primeira oficina de caldeireiro dinamizada pelo senhor António Martins, o Pacheco. A oficina decorrerá no dia 28 de Julho, segunda-feira, a partir das 14,30 horas. A participação é gratuita, mas é obrigatório efectuar previamente a inscrição, através do telefone 286 915329, ou através do mail do museu: museururalidade@gmail.com.

quinta-feira, 19 de junho de 2014
Bonecos de Estremoz em Entradas
“História, modelação e pintura de um Boneco ao modo de Estremoz” é o nome da acção que decorrerá no dia 29 de Julho, em Entradas, no Museu da Ruralidade. Esta iniciativa integra-se nas comemorações do III aniversário do Museu da Ruralidade e será orientada pela doutora Isabel Borda d’Água, do Museu de Estremoz. As inscrições são gratuitas e limitadas a um máximo de 15 pessoas. Os interessados devem enviar um email com a indicação do nome, número de telefone/telemóvel e idade para o endereço do museu: museururalidade@gmail.com. Contamos convosco.

terça-feira, 17 de junho de 2014
segunda-feira, 16 de junho de 2014
segunda-feira, 9 de junho de 2014
"Aves de Castro Verde"
"Aves de Castro Verde" é o nome da próxima exposição de fotografias que será inaugurada no próximo dia 27 de Junho, sexta-feira, pelas 18h30m no Museu da Ruralidade, em Entradas. O autor, Dinis Cortes, é um apaixonado pela fotografia, em particular de avifauna. Manuel Dinis Gaspar Cardoso Cortes nasceu em Vila Real em 1955. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra em 1980, é Assistente Graduado Senior de Clínica Geral/Medicina Familiar (Chefe de Serviço), e do Instituto da Droga e da Toxicodependência ( I.D.T.) da Delegação Regional do Alentejo. Uma exposição diferente que percorrerá o espaço do museu, onde menos se espera. Aqui deixamos um "rolieiro" nos campos de Castro Verde. A exposição estará patente ao público até final de Agosto.

domingo, 8 de junho de 2014
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Acção de formação "Métodos e Técnicas de Tratamento físico de documentos"
O Museu da Ruralidade está a organizar, em colaboração com o Centro de Formação de Aljustrel e a Câmara Municipal de Castro Verde, a acção de formação "Métodos e Técnicas de Tratamento físico de documentos" (Cod 0321 do Catálogo Nacional de Qualificações). Com a carga horária de 50 horas, em regime pós-laboral, esta acção pretende ser uma primeira iniciativa para este tema específico, perspectivando-se a realização de uma acção mais técnica numa segunda fase. As inscrições podem ser feitas através do mail museururalidade@gmail.com, ou através do número 286915329. A acção de formação iniciar-se-á após a inscrição de, pelo menos 15 pessoas, e será em regime pós-laboral, 2 vezes por semana.

quarta-feira, 4 de junho de 2014
Conversas 40 - 25
Continuam as "conversas" em torno dos 40 anos do 25 de Abril. Amanhã teremos "episódios que abalaram o Estado Novo". Às 18,30 horas, no Fórum Municipal de Castro Verde. Com a moderação da Jornalista Diana Andringa, teremos a participação de Francisco Louçã (ocupação da Capela do Rato, em 1972), Camilo Mortágua (Assalto ao Santa Maria), Cláudio Torres (O apoio da clandestinidade à oposição e o passaporte do Humberto Delgado para o assalto ao quartel de Beja) e Matos Coelho (O Golpe das Caldas de 1974). Um colóquio a não perder.

terça-feira, 3 de junho de 2014
Castro Verde recebe Abril
Caros amigos: Continua pelo concelho o périplo da exposição "Castro Verde recebe Abril", uma colectânea de fotografias de Maria Vitória Nobre e a projecção do filme do 1º de Maio de 1974 efetuado pelo Doutor Francisco de Lara Colaço Alegre. Fica o convite para a visita, até ao próximo dia 6, no Polo da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Casével.

Subscrever:
Mensagens (Atom)