segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Museus Rurais do Sul

O conjunto de museus rurais existentes no Alentejo e Algarve é hoje uma mais valia extraordinária para a região e um elemento mais para a diversificação da oferta e a dignificação das comunidades onde se inserem. No entanto, perante a realidade social, económica e funcional dos dias de hoje, torna-se urgente o trabalho em parceria para que a oferta seja de mais diversidade, mais qualidade e em torno de temas mais emergentes e mais universais. Nessa perspectiva, o projecto Museus Rurais do Sul é a ferramenta que o Museu da Ruralidade procura desenvolver com outros museus da região Sul, com métodos de trabalho inovadores e adaptados à realidade de cada museu. Para 21 de Janeiro está marcado o I Encontro de Museus Rurais do Sul, a realizar em Castro Verde. Deixamos aqui a I Circular e o Logótipo desta rede.


CIRCULAR 1

No passado dia 16 de Outubro realizou-se, em Entradas (Castro Verde), a primeira reunião do grupo de trabalho dos Museus Rurais do Sul, promovida pelo Museu da Ruralidade. Aí estiveram presentes o Núcleo Museológico de Alcaria de Javazes (Mértola), o Museu Rural de Pias (Serpa), o Museu Arqueológico e Etnográfico de Santa-Clara-a-Nova (Almodôvar), o Museu da Farinha (S. Domingos – Santiago do Cacém), o Museu do Trabalho Rural (Abela – Santiago do Cacém), o Museu da Ruralidade (Entradas – Castro Verde) e o Núcleo Rural de Ervidel (Aljustrel).
O objectivo da reunião foi, sobretudo, o da criação de uma rede de partilha de conhecimentos e experiências que funcione como espaço de trabalho que facilite, agilize e torne mais abrangente o trabalho realizado por estes museus.
Dessa reunião, saiu a decisão da realização de sessões de trabalho de periodicidade trimestral que se reproduzam em colóquios, seminários, reuniões informais, com o objectivo de provocar a criação de trabalho científico, a divulgação das actividades dos museus e os métodos de trabalho de cada um deles.
Nessa primeira reunião ficou ainda decidido realizar o I Colóquio de Museus Rurais do Sul, no próximo dia 21 de Janeiro, em Castro Verde. Nesse colóquio os temas abordados andarão em torno das várias áreas em que estes museus rurais actuam, para além da realização de outras intervenções sobre temas emergentes, a efectuar entre outros por Fernando António Baptista Pereira e Paulo Costa, como a do funcionamento e financiamento destes espaços de intervenção cultural, o trabalho de cooperação com o meio científico universitário ou os métodos de trabalho e de cooperação com museus nacionais.

A participação neste colóquio está aberta a todos os interessados e as inscrições podem efectuar-se através do endereço electrónico museururalidade@gmail.com até ao dia 18 de Janeiro.